sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Reunião do Conselho de Gestão Acadêmica e Administrativa –CGA

Reunião do Conselho de Gestão Acadêmica e Administrativa –CGA
Data: 18 de dezembro de 2008.
Local: Sala de reuniões do conselho na FFPNM.
Membros do D.A participantes:
Breno Michel, Tereza Helena, Serquiz e Ricardo.


Pauta:
. Aprovação da ata de reunião – 27/11/2008.
1 – Ajuda de custo para professora Maria Rosalva dos Santos participar do XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária em São Paulo, de 02 a 07 de fevereiro de 2009.
2- Aprovação do calendário 2009.
3- Dilatação do prazo de integralização do curso.
4- Professores a disposição que não são necessários.
5- Convocação para nova eleição para a A.A.A. (Associação Atlética Acadêmica)
6- Comunicação da direção.
7- Outros.

OBS: Caros estudantes será postado aqui o resumo dos pontos mais importantes das discussões e aprovações dessa reunião. A ata na integra será postada em janeiro após a próxima reunião do conselho onde teremos posse da oficial.

Ponto 2 (aprovação do calendário 2009)
A professora Adriana Paulo, sugeriu alteração no calendário do primeiro semestre de 2009. Tendo em vista que os professores precisam trabalhar uma carga horária de 100 dias letivos de aula.
A proposta foi respaldada na reunião pelo D.A., pois iria beneficiar os estudantes em relação ao transporte de acesso a FFPNM. Como todos sabem geralmente nos finais de semestre os motoristas deixam de levar os estudantes cobrando mensalidade, passando a cobrar diária e ainda ocorre a super lotação dos ônibus, já que não são todos que continuam indo a Nazaré.
Foi defendido pelo D.A. e a professora Adriana o esticamento das aulas até o final de maio e realização de provas no mês de junho.
A alteração do calendário foi aprovada e em breve será divulgada aqui com seus reajustes de datas. Esse que ficou sob responsabilidade de Fátima Dantas (escolaridade) e será entregue no próximo conselho para aprovação.
Ponto 5 ( Eleição A.A.A.)
O D.A. comunicou a direção sobre a realização de assembléia para alteração do estatuto da Associação Atlética e eleição para nova gestão. Já que o antigo estatuto colocava sobre responsabilidade da direção da FFPNM a realização de novas eleições caso a A.A.A. tivesse desativada.
Salientando que, o D.A. não esta de posse desse estatuto, pois não foi entregue a gestão “a Praça - 2007” pela gestão anterior do D.A. em 2006.
Ponto 7- Outros.

* O D.A. pediu esclarecimento em relação às reformas da FFPNM ao diretor Luiz Alberto.
Foi assegurado as aulas em 2009, porém o mesmo afirmou indefinição sobre o local e os cursos que serão penalizados com aulas fora da faculdade já que o bloco A e B continuarão em funcionamento no ano de 2009.
As reformas serão de contrucaos de 32 salas nos blocos E, C e termino da construção do auditório.
O valor estimado da reforma é acima dos 2 milhões pois os engenheiros estão fazendo analises no projeto da obra. Por esse motivo o processo licitação foi adiado para o dia 19-12-08.

*A professora Adriana representando o professor José Maria apresentou o projeto de monitoria para a disciplina de História Medieval I. O projeto foi aprovado no conselho.

Projeto (Resumo)
Introdução
Dentro dos parâmetros estabelecidos nesta unidade, a monitoria é um programa que visa estimular a aptidão à docência, à investigação cientifica e à extensão de alunos de graduação. Este trabalho proposto objetiva um maior aproveitamento da disciplina, bem como uma melhor formação dos alunos regularmente matriculados e do monitor aprovado a partir de seleção aberta.

Objetivos

Este grupo, orientado pelo professor José Maria e dirigido por um aluno-monitor, promoverá estudos sistemáticos em horário extra-curriculares. De ingresso espontâneo, estará aberto para todos que se dispuserem a conhecer mais profundamente a cultura cristã através de encontros realizados em datas estabelecidas com antecedência para atividade de leitura e discussão em conjunto, com os objetivos de:

Auxiliar o aprendizado e no rendimento das disciplinas que apresentam relação com a literatura cristã;
Promover uma melhor compreensão dos textos mediante uma leitura dirigida;
Auxiliar do desenvolvimento da didática adotada para a disciplina;
Fomentar o interesse dos alunos da FFPNM pela temática da literatura cristã inicial;
Facilitar o relacionamento entre os alunos e professor na execução e melhoria do plano de ensino – aprendizagem;
Possibilitar um maior acompanhamento das turmas, estabelecendo o monitor como uma ponte de diálogo entre elas e o professor;
Contribuir para formação do aluno-monitor, criando condições para seu aprofundamento teórico aliado ao desenvolvimento de suas habilidades relacionadas à docência;
Auxiliar na construção das disciplina, ao participar da elaboração de seu planejamento.

Atribuições do monitor

Coordenar as reuniões de leitura dirigida, discutindo com os alunos os textos, ajudando no estabelecimento de pontes de compreensão e relacionando-os com as disciplinas cursadas;
Realizar atendimento aos alunos para esclarecimento de dúvidas sobre o decorrer da disciplina e elucidação de determinados conceitos;
Debater com o professor os temas a serem abordados em sala de aula e desenvolver estratégias didáticas para sua melhor transposição;
Ministra aulas, supervisionado presencialmente pelo professor orientador, sobre a Igreja Cristã inicial e seu pensamento;
Produção de trabalhos científicos (comunicação, pôster, artigo).

Professor José Maria Gomes de Souza Neto.

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