domingo, 13 de setembro de 2009

I Culturart da FFPNM



Programação:

21/09/09 – Tarde: Recital e leitura de manifesto do evento.
Noite: Entrada de maracatu rural e leitura de manifesto do evento.

22/09/09 – Tarde: Exibição do cineclube Azouganda.
Noite: Mesa redonda: História e difusão do cinema pernambucano. Debatedores: Alberon Lemos, Cineclube Azouganda, Paulo Caldas (possivelmente).

23/09/09 – Tarde: Oficinas: teatro, fotografia e circo.
Noite: Mesa redonda: A influência da cultura popular da zona da mata norte nos movimentos musicais surgidos nos anos 1970 a 2000.
Debatedores: Silvério Pessoa, Helder Aragão (DJ dolores), Fred 04 e Sérgio Cassiano.

25/09/09 – Tarde e noite: Show com bandas dos estudantes da FFPNM e apresentação de teatro.

O I CULTURA ART traz como temática, um apelo pelo resgate da cultura da cidade de Nazaré da Mata como forma de emancipar e de criar uma alternativa econômica do povo que ainda em pleno século XXI continua sendo escravo do cultivo da cana de açúcar e vivendo em condições miseráveis.

Atualmente, segundo pesquisa do FIDEM, mais de 60% da população de Nazaré da Mata vive com menos ou nenhum salário mínimo. É com base nesses dados que os acadêmicos Universidade de Pernambuco – campus Nazaré da Mata em conjunto com algumas entidades da cidade e professores irão realizara a I CULTURART com o intuito de interagir com diversos atores sociais na reflexão sobre o papel da educação em uma sociedade cada vez mais de caráter multicultural.

A cultura deve ficar em evidência não como utopia, mas como produção do próprio povo. Com a efetivação do referido projeto vamos chamar a atenção do poder público para a valorização dos já e grupos existentes, pontos de cultura e também no apoio para criação de outros.

Assim sendo, a cultura deve ser valorizada, não como esmola. A diversidade cultural é o nosso patrimônio e a nossa história. Tomamos essa valorização como uma dos eixos do projeto, assim como o incentivo e apoio as AÇÕES realizadas inter cursos , quer nos espaços intra muros da UPE- Campus Nazaré ou noutros espaços educativos desenvolvidas pelos estudantes das diversas licenciaturas.

Nenhum comentário: